
Lembre-se disso: ninguém mais pode decidir por você. Todos os seus mandamentos, todas as suas ordens, todas as suas moralidades existem apenas para mutilá-lo. Você precisa decidir por si mesmo, precisa tomar sua vida em suas próprias mãos. Se não for assim, a vida fica batendo à sua porta e você nunca está lá; estará sempre em um outro lugar.
Se era pra você ser dançarino, a vida vem a partir dessa porta, pois ela acha que você deve ser um dançarino a essa altura. Ela bate nessa porta, mas você não está ali; você é banqueiro, engenheiro, analista de sistema. Como a vida poderia esperar que você se tornasse banqueiro, engenheiro ou analista de sistema? A vida vem a você da maneira como a natureza queria que você fosse; ela conhece apenas esse endereço, mas você nunca é encontrado ali, pois está em algum outro lugar, escondendo-se por trás da máscara de outra pessoa, das vestimentas de outra pessoa, sob o nome de outra pessoa. A existência fica a procurá-lo; ela conhece seu nome, mas você se esqueceu desse nome; ela conhece seu endereço, mas você nunca viveu nesse endereço. Você deixou que o mundo o distraísse.
Na minha visão, a felicidade vem primeira, a alegria vem primeira, uma atitude celebrativa vem primeira, uma filosofia positiva vem primeira. Desfrute! Se você não puder desfrutar o seu trabalho, mude-o. Não espere, pois, ao esperar, você está esperando por algo que não existe e que, portanto, nunca virá. A pessoa espera e desperdiça a própria vida. Por quem e para que você está esperando?
Se você perceber o ponto, que está infeliz em um certo padrão de vida, então todas as velhas tradições irão dizer que você está errado, mas eu gostaria de dizer que você não está errado. Tente entender a diferença de ênfase; você não está errado, apenas seu padrão, a maneira como você aprendeu a viver está errada. As motivações que você aprendeu e aceitou como suas não são suas, elas não preenchem seu destino e vão contra sua natureza, contra seu temperamento.
Ser feliz significa uma mudança drástica em seu modo de vida, uma mudança abrupta, pois não há tempo a perder; uma mudança repentina, uma descontinuidade com o passado, um súbito estrondo de um trovão, e você morre para o velho e começa rejuvenescido do ABC. Você novamente começa a sua vida como teria feito se não houvesse nenhum padrão forçado sobre você pelos seus pais, pela sua sociedade, pelo estado; como você teria feito, deveria ter feito, se não houvesse ninguém para distraí-lo. Mas você foi distraído.
Você precisa abandonar todos esses padrões que foram impostos sobre você e precisa descobrir sua própria chama interior.
A felicidade nada tem a ver com o sucesso, nada tem a ver com a ambição, nada tem a ver com o dinheiro, com o poder e o prestígio e nem filosofia ou com religião. A felicidade tem a ver com a sua consciência e não com o seu caráter. Depende de você.
Osho